segunda-feira, 24 de março de 2014

FACAM. A MELHOR FACULDADE DO MARANHÃO


Em parceria com o cliente desde sua fundação em 2012, a DHEZ fez parte de sua trajetória e hoje comemora o sucesso desta instituição eleita pelo MEC em 2013 como a melhor faculdade do Maranhão.
Pra comemorar, foi lançado uma campanha com mídias impressa e eletrônica em todo os veículos de comunicação de São Luís.



Propaganda eleitoral para idiotas


Aprenda com este vídeo como fazer uma campanha política para seu candidato... parece piada, mas se analisado friamente é um roteiro batido de toda campanha política.


sexta-feira, 21 de março de 2014

Propaganda de faculdade virou piada


De "boas intenções o inferno está cheio". E boa intenção (não mais que isso) foi o trabalho da "agência e produtora" que criaram a campanha para o curso de Direito da Faculdade Leão (que nome para uma faculdade, será que existe a onça?). Olhem para a cara de felicidade do auno sentado na sala de estudo (aluno a direita)...



Marca faz tudo

Pode parecer piada, mas tem marca por aí que faz anúncio igual ao do Aristeu:



A falta de foco na escolha do seu diferencial é um grande erro. Escolha algo que os clientes (ou uma parte deles) valorizam muito e que você faz melhor que a concorrência... aí sim, comece a investir em divulgação.

A Friboi despertou a fúria dos vegetarianos. E dai?

Deu o que falar. Essa semana a Friboi lançou um novo anúncio pras suas carnes. 
Antes de mais nada, deixo aqui o meu agradecimento, porque não aguentava mais o Tony Ramos perguntando a marca do bife de todo mundo que passava à sua frente. Mas não dá pra negar que essa foi uma campanha memorável (nada mais que a obrigação pra justificar o tamanho do investimento) e que criar uma segunda ideia ainda melhor era uma baita desafio. Pra cumprir essa missão, decidiram "inovar": colocaram o cantor Roberto Carlos anunciando que deixou de ser vegetariano.
Em um "supra sumo de atuação" (sim, fomo irônicos), o rei finge que vai traçar uma bela peça bovina, após mais de 30 anos sem carne:

e o objetivo era gerar ainda mais boca a boca que a campanha do Tony, conseguiram. A Friboi já saiu nos trending topics to Twitter umas 3 vezes essa semana. Mas pra isso... despertaram a fúria dos vegetarianos.
A pergunta que não quer calar é: e daí? QUAL É O PROBLEMA EM DEIXAR OS VEGETARIANOS INDIGNADOS SE ELES NÃO SÃO O PÚBLICO ALVO DA FRIBOI?

Perguntei isso no nosso twitter (siga-nos! @errosdemkt) e encontrei uma audiência dividida. Tem quem ache que vegetariano é tudo chato e que vai ser contra propaganda de carne de qualquer jeito. Também tem quem entende que a empresa passou dos limites e acabou provocando propositalmente um grupo de pessoas, o que era desnecessário.

Nosso ponto de vista? A Friboi tem o direito de arriscar. Achamos arriscado demais o que ela fez, porque não vai vender 1 grama de carne a mais ao criticar os vegetarianos (eles não vão se tornar carnívoros só por causa da propaganda) e acabou se envolvendo em ideologias. Fazendo um paralelo, seria como se uma marca colocasse na TV uma celebridade corinthiana que decidiu virar palmeirense ou um famoso cristão que decidiu se tornar ateu. Desnecessário entrar nessa seara (ops, mencionamos um concorrente). Mas têm o direito de arriscar.

Quem mais errou, na nossa visão, foi o Roberto Carlos. Ele, sim, (tinha) tem fãs vegetarianos e uma imagem a zelar. Ele, sim, tem uma imagem que envolve valores pessoais. E, ao decepcionar uma parte do seu público, provavelmente vai vender 0,01% menos CDs. E ficar 0,01% mais rico. 
E a vida segue.
E vocês, o que acham?

Postado por